quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ciclovia da Avenida Tancredo Neves!

Segue a todo o vapor a construção de mais uma ciclovia na cidade de Aracaju. A obra que custa aproximadamente 500 mil reais e vai democratizar 2,2 km da cidade. Nos da Associação Ciclo Urbano estamos "De olho" em mais uma obra de infra-estrutura cicloviária da cidade e esperamos que esta obra possa mostrar ainda mais aos aracajuanos e aos orgãos competentes que a bicicleta pode ser mais um meio modal na cidade.


av. tancredo neve - Aracaju

Vale lembrar que somente a construção de ciclovias na cidade não garante a sua utilização, deve-se haver um grande processo de publicidade e incentivo as pessoas deixarem seu carro na garagem e utilizar a bicicleta para as suas necessidades com segurança no trajeto e um local seguro para estacionar a bicicleta.

Estamos "de olho"








são eles os responsáveis


quem constrói ciclovia também anda de bicicleta.



Postado por José Waldson Costa

Pratico Sedentarismo


academia Paulo Bedeu jardins

Fim do expediente, a noite chega e as pessoas saem para fazer suas caminhadas ou irem a academia. E não podem ir a pé ou de bicicleta, elas precisam ir com seus carros, cada uma com o seu particular, a sua bolha protetora, a extensão da sua casa para a rua e não pode esquecer o valor de status que ele possui, “o elevador social” como disse meu amigo Luddista neste post.

A necessidade de fazer exercícios para evitar o sedentarismo e a “barriga” que esse meio modal promove é cada vez mais necessária, nossas crianças estão entrando na obesidade cada vez mais cedo, e sofrendo com a poluição do ar adquirindo problemas respiratórios, como também nossos idosos e nossos jovens sonham nos 18 anos para fazer parte dessa “sociedade aprisionada sobre quatro rodas”, muitos desses morrem em “acidentes de carro”, e a cada ano o número de mortes vem aumento, mas para a sociedade e telejornais são apenas estatísticas, eles deixam de ser vidas, de serem pessoas e se transformam em números.

Percebam nesta foto o espaço ocupado por 6 carro, e 6 bicicletas humildemente no canto direito do prédio, “os carros têm que perder espaço”.

Deixo aqui meus parabéns à essas pessoas que, mesmo que indiretamente, acreditam em outras formas de transporte na cidade.


típico adesivo de academia: " pratico sedentarismo "

post criado por: Felippe César
Associação Ciclo Urbano

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Trânsito nas Praias

Outro dia estava na praia com meu cachorro, aproveitando o único lugar que não deve ter carro, por várias rasões obvias, quando me deparo com essa imagem.




No dia seguinte recebo aqueles jornais Informativo da própria SMTT, com essa matéria:


materia retirada de um jornal informativo da SMTT

Devo adimitir que essa matéria, e medida da Prefeitura seja um tanto quanto infeliz, A Praia o único lugar, na minha opinião, que no mundo todo é o mais democrático e humano de todos, onde não há a divisão de quem é rico ou pobre, raça ou cor e todas as outras várias diferenças humanas possíveis agora teremos que dividir esse espaço com tais veículos automotores.


"A prefeitura Municipal de Aracaju entende que a praia é um local para o banhista..." Realmente é para BANHISTAS e nao veículos de 4 rodas que poluem e tem a capacidade de matar.

Acredito que no momento que essa decisão foi tomada eles não levaram em consideração que as crianças são totalmente imprevisíveis e em um pequeno espaço curto de tempo correm de um lugar para o outro.

Acredito sim que deve haver uma ficalização nas praias, porém não dessa forma. Não só pela poluição do ar, mas essa medida tomada pode causar acidentes fatais e o pior que é em um lugar de lazer, as pessoas vão para se divertir, aliviar o stress do caus da cidade que os próprios carros promovem e ainda correm risco de incidentes infelizes.

A proposta seria criar algumas unidades de patrulha de bicicleta, em locais estratégicos interligada com a patrulha de veículos, com isso a sutentabilidade do sistema seria muito mais eficiente, não só para os próprios funcionários como para todos os banhistas, além de empregar uma categoria diferente de pessoas, gerando emprego e renda para uma classe de trabalho totalmente inovadora e diferente.

Todos Agradecem!!!

Comente, gere uma discursão expondo seus pensamentos.

Post Criado por: Felippe César

Associação Ciclo Urbano

5ª bicicletada Aracaju



Na última sexta-feira aconteceu a 5ª Bicicletada Aracaju, crescendo aos poucos e agregando mais usuários deste meio modal.

Comente, poponha sujestões, idéias e Participe Você Também, afinal quem faz e pode mudar a cidade é você.


Bicicletada é:


o encontro entre pessoas


atividades


é Arte




a natureza agradeçe





Obrigado a todos que de alguma forma contribuem para este movimento acontecer e nos da forças para continuar e propormos novas idéias que acrescentem a todos.
Não esqueca de comentar.
post criado por: Felippe César
Associação Ciclo Urbano

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

BICICLETADA DE JANEIRO




Bicicletada com atividades para todo o dia.

Lembrando que as BICICLETADAS Aracaju acontecerão TODA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA de todos os Meses por todo o ANO de 2008.

Aonde acontece?
Na praça enfrente à antiga praça do mini-golf, próximo ao iate clube, na esquina da Av. Beira Mar com Augusto Maynard.

Leve sua camiseta ou pano para a pintura de desenhos, faremos placas "Respeite Um Carro a Menos", Faixas direcionada a motoristas e Placas para colocar nas bicicletas.

Terá venda de adesivos, Oficina de como você pode fazer seu stencil e os seus procedimentos.

Se possível Faremos Placas para espalhar pela cidade e democratizaremos as ruas com bicicletas no chão, porque nós também fazemos parte do trânsito, do saudável e humano.

As Bicicletadas são promovida pela Associação Ciclo Urbano e não tem fins lucrativos, por isso, peço humildemente a ajuda de vocês para manter o Ciclo Urbano juntamente com as bicicletadas, comprando nossos adesivos participando frequentemente dos nossos eventos associando-se e também com doações simbólicas para a reposição dos materiais disponibilizados exclusivamente para vocês nesta edição.



Mapa de localização

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Transporte para a Família




Consciência Verde


Foto Tirada por Cesar Henriques
Berlim - Alemanha - 2007

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Punto, Você no Trânsito.

imagem feita por Felippe César

Porque nele você perde o comando.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Post Polêmico

Foi por essa imagem que gerou uma discursão saudável no blog Apocalipse Motorizado, e deixo aqui o link para compartilhar vários pontos de vista por todo o Brasil e de diferentes pessoas.

Bicicleta e Natureza se Integram



Viram uma coisa só !!!
Vira Arte, Paisagem Urbana.



Ciclovias Verdes Amsterdam, quem dera se todas as ruas da cidade fossem assim.

post criado por Felippe César

domingo, 13 de janeiro de 2008

VOCÊ É MELHOR DE BICICLETA !!!



Comercial Perfeito, que vi em algum lugar não lembro aonde, mas estou repassando...

Afinal, Você é Melhor de Bicicleta!!!
Deixe seu carro em casa, vá de Bike.

Não Polui, Não Ocupa espaço, Integra Pessoas e faz bem para Saúde.

o que você esta esperando para fazer parte deste meio modal?

Post Criado por Felippe César.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Retrospectiva de Mortes 2007

Você sabe quantas pessoas morreram em 2007?

Você saberia dizer qual foi o motivo da maior causa de morte destas?

Provavelmente você já perdeu alguem próximo a você por esse faltal meio modal, e é quase que impossível você não conhecer alguem que se envolveu em acidente muito grave e até mesmo tenha vindo a falecer.


Neste post serei breve, pois as imagens falam mais do que qualquer palavra.

No ano de 2007 ocorreram por volta 115.000 acidentes SOMENTES NAS BR’s, maior do que o ano de 2006, destes, aproximadamente 10.000 pessoas Morreram, uma média 27 POR DIA, e sabe lá quanta ficaram feridas, gravemente feridas, aleijadas, com seqüelas e etc. e isso são dados apenas das estradas Brasileiras caso você acrescentas os acidentes nas cidades esse numero pode ate quadruplicar, é por isso que os “acidentes de trânsito” é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para os homicídios.

Agora eu pergunto, será que pode ser chamado de acidente? Onde motoristas por todo o país cometem infrações, não respeitam as leis de trânsito, dirigem bêbado e várias outras dezenas de infrações.

As penas para qualquer tipo de infração devem ser absurdamente rigorosas podendo chegar até o valor do carro, apreensão da habilitação e suspensão do direito de dirigir, como qualquer país civilizado, porque quem não obedece a lei não tem o direito de dirigir, carro mata e pior quando envolve pessoas inocentes, nas calcadas, nos pontos de ônibus e também em outros carros que obedecem a lei.

E finalizo com o questionamento:

Quantas pessoas ainda precisaram morrer para serem tomadas essas medidas?

Quando será criado um meio de transporte interurbano eficiente, seguro, de qualidade e sustentável, deixando as viagens de automóvel quando extremamente necessário e ampliando as possibilidades do direito de ir e vir?

Assistam a matéria transmitida pelo Jornal Hoje sobre os Acidentes de trânsito no final do post, e prestem atenção no acidentes publicados pela Globo, somente os publicados, se tiver interesse acesse o site da emissora.


























Posts Relacionados:
- " Acidentes de Trânsito "
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- Não assassinar, uma das vantagens de não dirigir
- Quantas pessoas morrerão neste feriado?

Acesse Aqui Também nosso banco de Videos e Filmes:

Acesse o site do RENAEST - Registro Nacional de Acidentes e Estatisticas de Trânsito e confira você mesmo que não é sensacionalismo.

Seu Comentário é muito importante para nós, se puder escreva, o mínimo comentário tem grande valor.

post criado por: Felippe César
Fonte de imagens e vídeos: www.globo.com

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O ESPAÇO PÚBLICO

Qualquer pessoa pode ter acesso ao espaço público, por isso é um ambiente que favorece o encontro social e facilita o desenvolvimento de múltiplas atividades, principalmente as culturais e de lazer. Muitas praças e parques propiciam também a recreação infantil e atividades esportivas, através dos seus playgrounds e quadras poliesportivas.

Segundo Silvio Soares de Macedo, as praças são espaços de convívio onde todos os integrantes da família podem usufruir. “As crianças pequenas são levadas a playgrounds, crianças maiores e jovens vão jogar ou patinar, velhos vão jogar cartas ou bochas, cachorros são conduzidos por seus donos para o passeio diário”. (MACEDO, 1999, p. 77). Porém, conforme o autor, os hábitos urbanos começaram a se interiorizar com o advento da televisão, passando a fixar as pessoas mais dentro das suas casas. Assim, as ruas passam a ser ocupadas pela camada da população rejeitada pela sociedade.

Por ser um espaço onde qualquer pessoa pode ter acesso, na nossa cultura, infelizmente, ele é comumente interpretado como “espaço sem dono” ou “espaço de ninguém”. Portanto, o espaço público gera medo e nele as pessoas mantêm-se afastadas uma das outras como forma de se proteger. Considerando os parâmetros de Hall, as pessoas procuram se distanciar umas das outras cerca de 3,50 à 7,50 metros, distância a qual “uma pessoa pode empreender uma ação de fuga ou defesa, se ameaçada”. (Hall apud OKAMOTO, 2002, p. 175).

Assim, a vida pública cotidiana das pessoas volta-se para os locais fechados ou para os espaços privados como os shoppings centers, entendidos forçadamente como semi-públicos.
Nesse panorama, o automóvel exerce uma forte influência no ser humano em diversos aspectos. Além da sensação de status e beleza, ele desperta um caráter de segurança e privacidade. “O carro é como uma espécie de bolha protetora do indivíduo na cidade” (NUNES & BENICCHIO, 2004). É um espaço privado individual no espaço público, uma parte da casa que se leva para a rua.

A utilização em exagero do carro nas cidades faz com que se diminua a quantidade dos espaços públicos nelas. Eles ocupam hoje em dia, segundo Nunes e Benicchio, 30% da área urbana na cidade de São Paulo por exemplo. “No lugar da praça, o shopping Center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas”. (NUNES & BENICCHIO, 2004).

Os menos favorecidos, as pessoas com nível social menos elevado, são os que mais sofrem com essa diminuição do espaço público e falta de equipamentos urbanos, pois para elas não há mais opção de lazer.

Em contraposição a essa situação, cidades européias, como Copenhagen, na Dinamarca e Amsterdã, na Holanda, apóiam o uso de meios de transportes alternativos, entre eles a bicicleta. Essas cidades executam cada vez mais projetos de ampliação de ciclovias e bicicletários, em busca da cidadania, por uma cidade melhor e mais saudável. Dessa forma sobra mais espaço para as pessoas, pois essas cidades dão prioridade ao ser humano não aos automóveis.



Foto: Bicicletário em Amsterdã/ Fonte: Cimatti (www.flickr.com/photos)

Quanto menos se usa a cidade, mais ela se torna perigosa. “O isolamento leva ao sentimento de solidão. A repetição infinita dos mesmos pequenos rituais leva ao tédio”. (NUNES & BENICCHIO, 2004). Com o usufruto da cidade, o ser humano descobre relações e percebe melhor a paisagem. Só assim será possível sentir a cidade e absorver as coisas boas que ela tem a nos passar.


Estamos acostumados a ir e vir todos os dias pela cidade e esta parece não nos passar nenhum tipo de sentimento. Mal percebemos as edificações ao nosso redor. É bem capaz de não sabermos responder sequer qual é a cor da casa localizada à esquina da nossa rua.


Vários motivos contribuem para essa falta de sensibilidade para com a arquitetura. Entre eles está o isolamento atual das pessoas em espaços privados, conforme dito anteriormente. Assim, as pessoas vivem num lugar onde “o meio não é seu, o meio é para passagem”. (NUNES & BENICCHIO, 2004). Nós abandonamos a cidade na medida em que nos encontramos sempre fechados dentro dos nossos veículos ou em condomínios, e o fato de não usufruirmos dela acaba por privarmos de percebê-la e senti-la.

BIBLIOGRAFIA: MACEDO, Silvio Soares de. Quadro do paisagismo no Brasil. São Paulo: Coleção Quapá, 1999./ OKAMOTO, Jun. Percepção Ambiental e Comportamento: Visão Holística da Percepção Ambiental na Arquitetura e na Comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002./ NUNES, Branca & BENICCHIO, Thiago. Sociedade do Automóvel. São Paulo: Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo da PUC, 2004.

*textos retirados de Monografia "ARQUITETURA... UMA PAUSA PARA A EMOÇÃO", apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes em 2007. Autoria: Carolina A. Vasconcelos

Por trás da Propaganda!



Andando pela cidade de Aracaju e fazendo parte do trânsito que está cada vez mais difícil e enlouquecedor, pode-se avistar algumas medidas publicitárias e intervenções fisicas do orgão responsável para amenizar vários problemas decorrente do grande número de carros na cidade.

A primeira imagem tem uma mensagem muito legal, mas só que ainda falta muita coisa para que a os donos de carros deixem sua "máquina" em casa e peguem o bom e velho ônibus. Alguns dos motivos são:
Passagens muito caras(aqui o preço da passagem é R$ 1,75) onde o sistema de ônibus é integrado, mas o percurso médio do passageiro é em média de 30km, dai não se justifica esse preço tão alto.
Existem poucas empresas que fazem o serviço de transporte onde possui somente 4 empresários que "tomam conta" do sistema de transporte não existindo uma maior concorrência na prestação de serviços e nas taxas.
Os ônibus, na sua maioria são velhos e estar dentro deles é pior do que estar do lado de uma bateria da escola de samba(sendo que 15% desses R$1,75 é destinado para renovação da frota)
O tempo de espera pelo ônibus passam dos 30 minutos.

Como a população vai deixar seu carro em casa ou deixar de utilizar o transporte clandestino por motoboy na cidade se existe um monte de deficiências a serem resolvidas?
A solução é pegar a sua bicicleta e utiliza-la para o maioria de suas atividades na cidade e exigir que o orgão competente implante uma bom sistema cicloviário fazendo com que a bicicleta seja integrada ao sistema de transporte urbano público.

A propaganda seria muito mais legal se as suas palavras fossem:
Ande legal,use o ônibus e a sua bicicleta para o seu transporte na cidade!!
Deixe seu carro em casa!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Venha Participar!!!!

Foto retirada do site da Chapadão do Sul
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Olá amigos e amigas!!


Inicialmente desejo a todos os visitantes do blog Ciclo Urbano um 2008 de muitas felicidades e aspiramos que o 2008 seja o ano das bicicletas na cidade como meio de transporte, assim como no cicloturismo, no mountain bike e em todas as outras modalidades de esporte que envolva a magnifica magrelinha.

Algumas novas leituras e formas de ação do Ciclo Urbano tem sido pensadas para que o uso da bicicleta seja mais divulgado e que os "motoristas" deixem seu carro em casa e optem pelo transporte coletivo ou pela bike.

Estamos abrindo ainda mais este espaço para que vc amigo visitante de a sua opnião, sugestão, critica sobre como devemos planejar algo em 2008 e que tudo que pensamos em fazer saia da nossa cabeça e vire ação concreta e bem feita..

Temos um pequeno grupo que tem vontade de se juntar para discutir sobre isso tudo além de estar propondo a criação de um grupo de estudos sobre mobilidade urbana sustentável por meio dos veiculos não motorizados..

Caso vc tenha vontade, mesmo não sendo de Aracaju, iremos abrir uma Rede de discussão na internet para que tenhamos contribuições presenciais e virtuais..

Mande seu e-mail com sugestões para ciclourbano@yahoo.com.br
ou deixe seu recado aqui mesmo colocando seu e-mail
CicloAbraços fraternais!!
José Waldson Costa

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Feliz 2008 !!!