terça-feira, 30 de outubro de 2007

Percepções sobre a Bicicletada!!




Olá Cicloamigos!!

Sou José Waldson, membro do CicloUrbano e gostaria de falar um pouco das minhas percepções sobre as duas Bicicletadas que ocorreu em Aracaju.


A primeira foi uma coisa muito nova para todos, não sabiamos como fazer pra chamar a atenção dos motoristas e de todos que passavamos por nós, mas senti uma coisa muito boa, pelo menos estavamos sendo ouvidos e com respeito das pessoas, não houve nenhuma agressão e não ouvi nenhum chingamento ou palavras de reprovação, escutavamos um "-Que massa isso!!" ou então"- Parabéns!! É isso ai!!"

Mas uma coisa me deixou meio em parafusos. No momento em que estavamos pedalando seguindo o trânsito passaram várias pessoas de bicicleta, mas pouquissimas se juntaram a nós, pode ser que eles estajam com pressa ou então ache isso tudo que nos estavamos fazendo uma loucura e que era só pra chamar a atenção.Cheguei em casa pensando nisso e meio que fiquei com esse questionamento pra mim, não comentei com ninguem.

Vamos lá!! chega mais um novo momento a segunda Bicicletada, com panfletos patrocinados e com faixas doadas pela empresa municipal de transito SMTT, tudo estava da forma como sempre sonhamos , tinha até "moto" da SMTT fazendo batedor, incrivel isso!! queriamos que fosse de Bicicleta!!, mas as horas foram se passando e algums grandes amigos foram chegando o número de participantes não foi tão representativo como a primeira, mas acho que estavamos seguindo um caminho melhor, pois tinhamos mais consciência do que estavamos fazendo e muito mais aceitação dos motoristas e da sociedade como todo.

A batalha por uma cidade mais equilibrada,mais bonita e com boas opções de mobilidade começou e tenho certeza que quem entrou e sentiu como isso é bom nunca mais vai querer sair.


A terceira Bicicletada já esta marcada para o dia 23 de novembro e espero ter muitos amigos e também novos amigos por lá por que a continuidade de tudo isso depende de nós!!



Cicloabraços a todos!!

Um comentário:

Alexandre Afonso disse...

Fala José W., parabéns pelo relato, muito legal saber que a secretaria de transportes de seu estado esta colaborando, mas deve-se tomar muito cuidado com qualquer patrocínio.
Quanto à parte de muitos ciclistas que passam e não se juntam a “massa critica”, realmente, muitos podem ter seus compromissos (escola, casa, trabalho), mas boa parte não faz idéia que existem pessoas apenas reivindicando o direito de pedalar com segurança, ai que entra o boca a boca para conscientizar as pessoas.
Boa sorte,
Alexandre Afonso
Participante da bicicletada/sp