terça-feira, 22 de julho de 2008

O que é a Vaga Viva?


vaga viva São Francisco - EUA

A Vaga Viva é uma atividade onde a área destinada para o estacionamento de um carro transforma-se em um espaço público voltado para a convivência, o lazer e áreas verdes. Isso provocará uma reflexão sobre a atual ocupação do espaço urbano da cidade, onde cada vez mais os automóveis vêem roubando o solo urbano para se transformarem em vias, viadutos, estacionamentos e etc.

Esse tipo de ocupação provoca a insustentabilidade da cidade, por conta da impermeabilização do solo, da falta de áreas verdes nas ruas (elevando as temperaturas do ambiente urbano, tornando os espaços desconfortáveis e afastando o convívio entre as pessoas), menos espaços públicos e incentiva cada vez mais o uso do transporte individual motorizado.

Surgida em São Francisco - EUA em novembro de 2005, batizada de Park(ing) Day rapidamente ganhou adeptos da idéia no mundo e no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

A 1ª edição da Vaga-Viva Aracaju acontecerá neste sábado dia 26/07 na Rua Itabaiana das 08:00h às 14:00h próximo ao prédio central dos correios.

É gratuito, qualquer pessoa pode participar. Procure vir com um meio de transporte sustentável, de ônibus, bicicleta, patins, skate e porque também não a pé. Tragam gulozeimas tipo bolo, frutas, sanduiches, refrigerante e água. Se possível tragam bancos, protetor solar, toalha de chão, guarda-sol, instrumentos musicais e atividades artisticas para nos divertirmos neste dia.

Sites oficiais do Park(ing) Day:
reBargroup
Park(ing) Day.Org

3 comentários:

Luis Patricio disse...

Parabéns pela iniciativa pessoal. Nós realmente precisamos começar a questionar o uso do espaço público em prol de uma minoria.

Para dar uma incentivada aí vai a Vaga Viva de Curitiba.

Boa sorte para vocês!

Felippe César Santana disse...

Valew Luis.

Estamos todos juntos em prol de um mesmo Objetivo.

Obrigado pela força!

Velho disse...

então esse sábado vou colar lá com o pessoal do circo!
já vou começar a divulgar no flog tb!!
abrastrais galera )))

x yuri x