sábado, 17 de novembro de 2007

Amsterdam X Aracaju

Neste tópico entrarei em uma outra abordagem da segregação urbana, através de um comparativo da cidade de Amsterdam na Holanda e Aracaju - Brasil.
.

.

Esta é uma imagem aérea da cidade de Amsterdam à 12,25 km de altura, a primeira coisa que vem em mente é: "isso é uma cidade?". Pois é colegas, isso é uma cidade, talvez possa se dizer que é um MODELO de cidade, completamente fora de nossa realidade, onde as pessoas utilizam e cobram do poder público espaços voltados para eles, onde o principal meio de locomoção na cidade é a bicicleta e os transportes públicos, portanto menos carros na cidade significa mais espaços para o pedestre. Como voces já devem saber "carro ocupa espaço", na maior parte das cidades brasileiras o carro é responsável por 40% da ocupação da área urbana podendo chegar até os 70%, tudo isso por conta de que o brasileiro, consumista e influênciado em uma economia americana, adotou como principal meio de transporte o automóvel, assim menos espaços e equipamentos urbanos existem para o "VOCÊ"(pode-se assim dizer).

Por conta dessa escolha o transporte ferroviário, o mais indicado para fazer o transporte de mercadorias e viagens inter-estaduais, acabou sendo trocado pelo rodoviário e aéreo. Essa troca foi a maior burrise tomada até os dias atuais, os acidentes matam milhares de pessoas todos os anos nas rodovias, sem contar os gastos públicos na área de saúde, os prejuízo materiais e pelo falecimento ou incapacitação de trabalho das pessoas envolvidas. Por conta disso muitas pessoas resolvem fazer esse tipo de viagem através do avião, meio de transporte caro e insustentável, vivemos hoje em uma crize aérea absurda pela precariedade do sistema.


Esta outra foto é uma imagem aérea de Aracaju também à 12,25 km de altura, comparando com a foto de Amsterdam a diferença é incrível, pode-se chamar até de opostos.
.

.

.

Na foto acima vemos um típico bairro residêncial de amsterdam, é impressionante a presença do verde nesta cidade, enquato abaixo vemos uma área imposta aos condomínios verticais fechados e um conjunto habitacional Augusto Franco na cidade de Aracaju, completamente "seco" sem alguma cobertura vegetal para uma quantidade média de 48 famílias ou ate mesmo 192 pessoas por condomínio, uma diferença absurda de densidade comparando com uma simples quadra de Amsterdam.

.

.

.
Isso se da, por conta de que os brasileiros são egoistas e individualistas, e por estarem insatisfeitos com os deveres públicos resolvem seus problemas individualmente, morando neste tipo de residência ou também fazendo os planos de súde particulares sejam eles de saúde, dentário entre outros.

Por estas atitudes a cidade se torna de niguém, pois os condomínios fechados tem um poder inicalculável de danos causados. Primeiro com seus muros que não fazem integração qualquer com a rua, de largas extensões e cada vez mais com alturas fora da escala humana, transformando as ruas segregadas e consequentemente insegura. Segundo são os impactos em equipamentos urbanos e HUMANOS na região, onde nos condominios já possuem suas "praças" e as pessoas que moram ali não necessitam desse tipo de equipamento, pois já possuem os "SEUS", com "segurança" e de "qualidade", isso acaba fortalecendo ainda mais que a rua é um lugar de passagem e não de convivência como antes do surgimento do carro. Cria também zonas de calor por toda a cidade e reduz drásticamente áreas permeáveis para o escoamento das águas pluviais causando enchentes e inundações. Terceiro os condomínios são vendidos com a imagem de fortalecem as relações sociais mas não é bem isso que se ve, onde as pessoas mal se comprimentam nos elevadores ou corredores. Quarto os condomínios promovem o crescimento de crianças cada vez mais retardadas, sedentarias, sem qualquer experiência de vida e em uma bolha isolada da cidade com seus problemas, elas so andam de carro e frequentam os shopping centers, ou seja, está constantemente em uma bolha.

Na foto abaixo temos um parque urbano de Amsterdam, feito para pessoas que nao moram em bolhas. Percebemos claramente que nosso país esta no caminho errado, mas acredito que principalmente pelas pessoas que o habitam, pelo conformisto e individualismo.
.

.

Abaixo é um parque em Aracaju, em estado lamentável, com um uso praticamente que inexistente.
.

.

A partir disso chegamos a conlcusão de que o modelos que estamos seguindo e o conformismo da população ocorre danos que correspondem a todos de uma certa maneira. Precisamos rever nossos conceitos de vida de mobilidade e fazer nossa parte. Quando voce anda de bicicleta, utiliza o transporte público, qualquer outro tipo de mobilidade sustentavel ou a propulsão Humana e luta para uma melhoria desse serviço você contribui para uma cidade mais social, digna e feita para o pedestre e nao para o carro.

Post criado por Felippe César Santana.

5 comentários:

Unknown disse...

Bacana o texto Felippe.. disse a verdade mesmo! Como seria bom se Aracaju tivesse mais espaço para as bicicletas e menos violência nas ruas..
Vou comprar meu capacete para poder andar com o grupo!! abraços!

Licia Acioly disse...

que foda....
=/
aê fernanda kkkkkkk

Anônimo disse...

Tá aí. Contra fatos não há argumentos. Façamos nossa parte.

Anônimo disse...

Muito bom o post e as comparações.

Anônimo disse...

sua comparaçao e estupida ecom certeza de alguem que por nao poder morar num lugar assim fica minando os outros