sábado, 10 de novembro de 2007

Faça Você Mesmo


COMO FAZER SUA PLACA:

Materiais Necessários:

1 – Placa de metal, PVC expandido ou qualquer material rígido e resistente (nesse caso eu utilizei PVC expandido).
2 – Adesivo na Cor desejada ou pintura de base na cor (utilizado adesivo).
3 – Raio-X velho ou material parecido para fazer o stencil(utilizado raio-x).
4 – Tinta Spray ou Acrílica para tecido(utilizado tinta de tecido).
5 – Pincel para tecido.
6 – Estilete.
7 – Fita crepe.
8 – Furadeira ou martelo com prego para fazer os furos.
9 – Abraçadeiras. (encontrada em lojas de material de construção)



· 1º Passo: Fazer o stencil.

Para quem não conhece a pintura através do stencil, é um tipo de decalque vazado, para aplicar a tinta pelo pincel ou spray, feito em qualquer tipo de material, nesse caso utilizei o raio-x por já possuir em casa e por ser durável e reutilizável.

Para fazer o stencil você precisará imprimir a imagem desejada e fixar no raio-x com cola ou fita crepe, eu particularmente prefiro usar a fita dobrando-a, ficando tipo dupla-face. Após isso, com o estilete comece a cortar cuidadosamente a imagem e conseqüentemente o raio-x, esse processo é o mais lento e difícil para a construção da placa. Tome alguns cuidados ao cortar os textos, letras como A B D possuem elementos que dão a forma fiel da letra, por isso ao cortar-las faça uma marcação antes, para não retira-las acidentalmente. Observe no detalhe abaixo.




· 2º Passo: Pintura.

Pegue o papel adesivo e coloque o stencil por cima e utilize a fita crepe para fixar-lo. Feito isso comece a pintar com o spray ou a tinta para tecido, o spray é um método mais rápido, porém custa mais caro, exige certo cuidado e corre o risco de borrar, se for pintar com tinta para tecido irá precisar de um pincel específico, e alguns cuidados. Use a fita crepe para fixar as cerdas do pincel. Três voltas de fita serão suficientes para manter as cerdas juntas. Com este artifício, evitaremos que as cerdas passem por baixo das aberturas do molde, borrando o trabalho. Perceba a diferença na imagem abaixo. Agora vamos iniciar nossa pintura, coloque um dedo próximo ao local que será pintado, para garantir que o molde estará encostado no adesivo. Com a outra mão, segure o pincel e comece a bater, sempre com movimentos verticais, verifique se toda a área vazada está pintada, sem falhas, mas não retire a chapa até que todo o processo esteja concluído.



· 3º Passo: Aplicar o Adesivo na placa.

Pintado o adesivo recorte-o, suavemente aplique sobre a placa sem pressionar com os dedos e com algum objeto cilíndrico fixe-o bem assim não formará bolhas.




· 4º Passo: Recortar a placa.

Com o estilete e auxilio de uma régua recorte a placa.



· 5º Passo: Perfurar e Fixar na bicicleta.

Com a placa pronta falta só perfurar-la e fixar na bike.
Analise o melhor lugar para colocar-la.



Faça as marcações de perfuração.

Utilize um martelo com um prego ou uma furadeira para fazer os furos.

Com uma abraçadeira de plástico fixe no local previsto e está pronta sua placa para pedalar na rua e dar consciência para aqueles mais apressadinhos.


Para finalizar eu agradeço o interesse das pessoas por esse simples material de grande conceito e que nas ruas faz uma grande diferença.

Esse foi um tutorial feito por Felippe César Santana membro da Associação Ciclo Urbano.
Deixe seu comentário com uma avaliação e sujestões sua opinião é muito importante para nós.


Este tutorial e a imagem da placa estão disponíveis em nosso disco virtual:

16 comentários:

facada disse...

Sem palavras Felipe!!

Vc mandou muito bem na explicação!!!

Gostei das ilustrações!!

José Waldson

Wlad disse...

parabéns! show!
bom pedal!

Fernanda disse...

Uhuu Felippe.. muito bom o tutorial.. quero uma plaquinha dessas pra mim! Kakaka..

Adorei a pedalada ontem.. muito bom poder andar pela cidade "sem preocupação".. quando tiver a próxima eu vou! E vamos agregar mais gente!!!

bjs!

Anônimo disse...

Opa, é a primeira vez que acesso seu blog e gostei muito do post. Como me tornei um cicloativista, este post veio em boa hora!

Valeu!
Luis
http://bigsp.blogspot.com

Márcio disse...

Muito massa essa idéia e iniciativa. Baixei a imagem e vou colar essa parada em tudo que for lugar. Mochila, cadernos, quadro da bike, silk screen em camiseta, calça, cueca e os carái...rsrs..

É isso...

Luis disse...

Alô Felipe e Waldson,
Já mandei parabéns pelo trabalho do Felipe pelo Apocalipse Motorizado.
Estou voltando aqui para dizer - espero que vocês me perdoem, mas o meu tempo é curto para seguir direitinho o tutorial - que baixei o arquivo do disco virtual, imprimi num papel amarelo que eu tinha de umas sobras, mandei plastificar e pendurei no selim da bicicleta. O pessoal em geral gostou, um motorista chegou a comentar que a plaquinha estava genial!
Coloquei uma foto no álbum do orkut.
Obrigado e parabéns, está bem legal o blog de vocês.
Luis Antº, de Curitiba

Larissa disse...

Oi, adorei a explicação passo-a-passo! Já fiz algumas camisetas com esse método, mas tinha algumas dicas que eu não sabia!
Parabéns para vcs, a placa ficou linda!

..não crio juízo porque não sei o q ele come... disse...

Olá, gente!
Tudo bem?
Gostaria que vcs me ajudassem..
Onde encontro, além do raio X, outro material semelhante que eu possa fazer o stêncil?
(Raio X eu encontro aonde?)
Muito obrigado e aguardo.

Thyara Merlo disse...

Caramba...mandou muito bem, vou fazer a minha!
:D

Gledson disse...

Posso copiar esse tutorial para o meu blog???
Claro que colocarei a fonte de origem + link.

Anônimo disse...

OI BROTHER blz sou Rafael e eu achei muito legal teu trabalho tu poderia m ajudar eu gostaria d conseguir alguns molde de letra ou de numeros ou de placas como tu fez de stencil para mim comecar a pintar algumas camisetas pq eu sofri um acidente e naum da para trabalhar mais poderia m ajudar brother??meu msn eh=RAFAEL_6886@HOTMAIL.COM E MEU EMAIL EH=RAFFA.GARCIA@YAHOO.COM.BR......
OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO........

Anônimo disse...

OI BROTHER blz sou Rafael e eu achei muito legal teu trabalho tu poderia m ajudar eu gostaria d conseguir alguns molde de letra ou de numeros ou de placas como tu fez de stencil para mim comecar a pintar algumas camisetas pq eu sofri um acidente e naum da para trabalhar mais poderia m ajudar brother??meu msn eh=RAFAEL_6886@HOTMAIL.COM E MEU EMAIL EH=RAFFA.GARCIA@YAHOO.COM.BR......
OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO........

disse...

A imagem da placa no 4shared não está mais disponível, será que seria possível postar novamente ou me enviar por email. Agradeço e parabenizo o trabalho de vocês!!!

disse...

A imagem da placa no 4shared não está mais disponível, será que seria possível postar novamente ou me enviar por email. Agradeço e parabenizo o trabalho de vocês!!!

universoorganico disse...

Em q tipo de loja eu encontro esse PVC expandido?

Dayana Dewing disse...

Oi! :) No 4shared não tem nenhum arquivo deste tutorial... Teria como redisponibilizar?