quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Muito além do estacionamento proibido,




Um flagrante que faz com que se reflitam milhares de abordagens. Foto foi retirada em frente a uma universidade em Aracaju-SE.


A prefeitura da cidade,junto com o seu orgão responsável de transito, realizou um intenso movimento para a construção de rampas para cadeirantes na cidade, mas isso depois de um tempo acabou de ser divulgado e o que restaram foram algumas rampas em estabelicimentos e esquinas da cidade.


Dai vem a reflexão:

De onde vem a ação estupida de um MOTORISTA mal educado estacionar em frente a uma vaga exclusiva de idosos e em cima da rampa para acesso dos cadeirantes?


Um bom "cidadão" pensa que isso ocorre por falta de infomação ou falta de sinalização, mas na imagem isso nos deixa bem claro que isso não foi a real justificativa.


Analisando esta imagem pensamos que realmente temos monstros no volante e que a falta de educação, assim como várias pessoas atribuem, é somente para pobres, pretos e favelados.

Mas esta maquina automotiva tira toda esse pensamento preconceituoso e malvado que existe.

Um carro que a messes atrás vimos na TV Rodrigo Santoro dirigindo e que as pessoas não reparavam para o tanto que esse personagem siginifica como pessoa e sim o quanto vale o significado e ter o carro em que ele esta dirigindo, pondo em cheque toda a identidade humana em razão do veiculo, faz pensar que partir do momento em que colocamos em pedaços a identidade das pessoas em razão das maquinas mostramos que somos seres sem sentimento e sem emoção e que pouco importa o outro amigo do lado que esta em um bicicleta indo ao seu trabalho ou dando um rolé como também aquele cadeirante que já sofre vários preconceitos dessa sociedade injusta e que tem o seu direito de subir uma calçada para entrar na faculdade interrompido por causa de um motorista mal educado ou com pressa.

A sociedade depressiva em que vivemos faz ver que estamos regredindo em pensamento coletivo, em solidariedade, amor, carinho e afeto com o proximo e o carro, dentro deste contexto, ajuda a esse pensamento e cultura continuar dentro do intimo das pessoas e que os resultados disso é vizualidado nas áreas, politicas, educacionais, energéticas, econômicas e culturais. E sabe como isso pode ser visto? Essa imagem mostra- mesmo que vc não perceba- o carro continua intacto e ninguém faz nada para retirar o carro desse local e isso é uma atitude que acontece todos os dias e não fazemos nada para mudar, conversei com o porteiro da univerisade e ele disse:- Essa vaga ai é só pra dizer que nos preocupamos com os idosos e com os cadeirantes, mas nunca vi nenhum idoso usando mesmo, por isso que deixo ai e nem chamo a SMTT pra multar. Pronto!! Ta ai o além do que se vê em uma simples foto e garanto que esse pensamento tanto do motorista como o do porteiro é o da grande parte dessa comunidade do caos que vivemos!!


Vale ressaltar que várias outras abordagens pode ser dada a esta fotografia!!


Cicloabraços!!


José Waldson Costa Andrade

Um comentário:

Anônimo disse...

morte a rodrigo santoro!