terça-feira, 27 de novembro de 2007

Bicicletada dos Executivos

3ª Bicicletada Aracaju, dessa vez com a temática dos Executivos, porque eles também podem usar a bicicleta como meio de transporte, afinal de contas o homem moderno é aquele que não agrega valores a objetos materiais, como os de quatro rodas. É muito mais charmoso a simples e eficiente "magrela".
.

O diálogo com os motoristas seguido de panfletos educativos são nossos principais objetos de ação, é assim que provocamos e fazemos eles pensarem sobre seus atuais, arcaicos, poluentes e espaçosos meios de transporte. E assim quem sabre abrindo novas mentes e tornando a cidade mais saudável, sociável e com pessoas mais felizes e saudáveis.
.

Andar de bicicleta é destruir a "auto-bolha" que envolve, afastando as relações, os valores sociais e nos torna mais aberto a novas experiências, pontos de vista e adquirimos novos olhares para a cidade aonde ali antes era um simples meio de passagem e não convivência.

Essa é nossa bicicletada, esse é o nosso propósito, esse é o planeta que habitamos e não existe outro, Faça a sua Parte.

Entre em contato conosco.
felippecesarsantana@yahoo.com.br
waldsongeo@yahoo.com.br

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

3ª Bicicletada Aracaju



Mais uma Ação em prol da Bicicleta como meio de transporte, junte-se a nós e divirta-se.

Dessa vez com a temática dos Executivos, porque eles também pode ir ao trabalho de bicicleta.

Não é obrigatorio, mas se puder pegue aquela gravata de seu pai emprestada e torne a bicicletada divertida e animada, assim quebrando a rigidez que os carros promovem por toda a cidade, afinal de contas andar de bicicleta é divertido e a bicicletada é nada mais nada menos do que uma celebração dessa modalidade de locomoção.

Tragam alegorias, placas, faixas tudo que você axa que tornará esse movimento mais alegre.

Aqui o que é obrigatório é apenas a sua participação.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A bicicleta e a globalização!


Esta ai um tema muito complexo e contraditório que é a globalização!

Procurei no Google algumas definições do que seja a globalização e encontrei milhares,vou colocar duas analises aqui:

1-Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).

2-Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa “aldeia-global”, explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.

Vale ressaltar que a globalização não é fato que surgiu a décadas atrás, ela surgiu desde as grandes navegações europeias para outros continentes com objetivo inicial de buscar novas alternativas de exploração economica e de aumento de território e consequentemente poder. Neste momento já presenciamos uma ação que ainda esta presente na atualidade, que é a obtenção da mais valia e o poder economico das "grandes potências" mundiais. O tempo foi passando e cada vez mais os modos de produção absorveram esses conceitos e formas de dominação global. O principal fator para a sua expansão e "compressão do espaço-tempo" foi o desenvolvimento das tecnologias informacionais, os fluxos financeiros e comerciais e a rapidez no transporte das mercadorias.

É nessa velocidade do transporte de mercadorias que vou refletir e falar um pouco. Se vc der um olhada lá em cima novamente vai ver na primeira analise sobre globalização ele diz que: A globalização é o processo de interdependencia de todos os povos e países da superficie terrestre...

-Mas como se realiza essa interdependência?
-Será que todos possuem formas e meios para essa interligação??
- Com certeza não!!

Em uma sociedade que possui o seu sistema econômico baseado na exclusão e na modernidade a globalização faz ainda mais com que alguns poucos se interliguem e que esses donos dos meios de locomoção tenham toda a sociedade global em suas mãos. Dentro deste principio pode ser feita um analise sobre a mobilidade na cidade.

Hoje temos a ilusão de que a nossa felicade esta distante de nós e que devemos sempre ir para o distante para sermos felizes, mas como iremos pra tão longe??
-De carro, sem sombra de duvidas!!

Essa fuga que nos realizamos para sermos felizes é tudo que o conceito de global que instituir em nosso pensamento. Hoje não valorizamos o local e o mundial cada vez mais pertence a nosso cotiano e o ser humano é tratado com mercdoria dentro de um contexto global. Dai perdemos todos os sentimentos de solidariedade, de coletividade e de igualdade social que posuimos de uma forma institiva e que com o tempo somos forçados a pensar de uma forma egoista de individual.Isso mostra que o mundo nunca vai ser de todos e que a globalização é um instrumento ideológico a mais dessa economia cruel.

O automovel hoje é simbolo do global, temos carros hoje que são iguais em todo o mundo seja em Aracju ou na Mauritânia, isso traz uma conformidade de que somos globais e a modernidade esta ao nosso alcance e que sozinho nesse carro eu sou feliz e um cidadão do mundo. Já na bicicleta, apesar de ser um meio de transporte, tipicamente individual, traz valores fantásticos sobre solidariedade e coletividade já que a proximidade com as pessoas e a felicidade esta presente e em giro que vc realiza no pedal te mostrando que a sua cidade ou o seu meio de convivência é muito mais bonito e amigavel do que vc imagina.

A revolução ainda virá e vai ser de bicicleta!!!

Cicloabraços a todos!!

José Waldson Costa

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Progresso e Modernidade. Será?





Às vezes a gente enxerga algo por trás das propagandas... Ai vai mais uma propaganda que merece comentários aqui no blog.

Qual das imagens está fora do contexto da atualidade vivida por nós? Com certeza a segunda é a que mais condiz com a nossa época, pois, num primeiro momento ficamos impressionados com as precárias condições de transporte que nos são apresentadas na primeira imagem. Chegamos a nos questionar se elas datam de épocas remotas, “Não é possível! No mundo em que vivemos, ano de 2007, em pleno século XXI?”. Bem... ainda não descobri sobre as datas das fotos, mas uma coisa é certa: se forem recentes, com certeza foram tiradas num lugar bem distante de nós... do outro lado do mundo (e não precisava nem perceber os traços orientais dos personagens para chegar a essa conclusão).

Já a segunda imagem se mostra bem mais familiar. No fundo da imagem, vemos uma arquitetura antiga, a rua em paralelepípedo, mas isso não nos impede de perceber a modernidade e o progresso que a foto inspira. E nesse ponto que começo a refletir sobre o PROGRESSO, que trás consigo velocidade, agilidade, praticidade e até um melhor custo-benefício, não só em seus negócios, mas como em toda sua vida. É essa a imagem que todos nós temos do progresso: o AUTOMÓVEL.

Nos dias atuais, se você não possui um, quase nada você vale. Significa que seus negócios não vão bem, e provavelmente você não será uma pessoa rodeada de amigos e mulheres.

Pois bem, o progresso está ai, explodindo em nossas cidades (ou seria explodindo as nossas cidades?), poluindo-as, e nos tornando pessoas cada vez mais consumistas. Mas será que somos evoluídos o bastante como pensamos? Será que a cidade em que vivemos, lotadas de progresso, e por conseqüência, entupidas de automóveis, é o verdadeiro ideal de vida para nós, seres humanos?


Na minha concepção, essa terceira imagem é a que retrata o verdadeiro progresso, a verdadeira evolução. Porém, um progresso que nem todo mundo consegue enxergar. Infelizmente!

Retrata o que deveria ser o ideal de todo e qualquer ser humano: uma vida feliz, ao ar livre e puro. O que pode ser mais prazeroso do que um dia de lazer recheado de gargalhadas e “loirinhas”? Os personagens aqui transpiram felicidade, e se mostram destituídos de preconceitos e estereótipos, com suas feições de “e daí que eu não estou de carro?”. Chega a dar inveja... eles não sentem vergonha e nem um pouco mais pobre do que eu. E nesse momento eles podem tudo! Podem chegar onde quiser, carregar quantas latinhas puder, e beber até cair. O máximo que pode acontecer é um joelho roxo (ou até dois!).

Enfim, a foto definitivamente é mais feliz e inspira VIDA. A cidade é mais colorida, mesmo que com a pintura descascando. Já na segunda imagem não nem uma pista de sobrevida na cidade: nenhuma pessoa, nenhuma árvore e nem ao menos o céu é azul.

Quanto à primeira foto, agora consigo vê-la com respeito e até um certo carinho. Nela, enxergamos vida, enxergamos GENTE. Gente que trabalha, que se esforça, que tem dignidade e, com certeza, muita mais saúde que nós, seres humanos sedentários modulados numa academia.

Carolina A. Vasconcelos
*Fotos tiradas da revista Veja, 14 novembro 2007. Edição 2034, ano 40, nº45.


sábado, 17 de novembro de 2007

Amsterdam X Aracaju

Neste tópico entrarei em uma outra abordagem da segregação urbana, através de um comparativo da cidade de Amsterdam na Holanda e Aracaju - Brasil.
.

.

Esta é uma imagem aérea da cidade de Amsterdam à 12,25 km de altura, a primeira coisa que vem em mente é: "isso é uma cidade?". Pois é colegas, isso é uma cidade, talvez possa se dizer que é um MODELO de cidade, completamente fora de nossa realidade, onde as pessoas utilizam e cobram do poder público espaços voltados para eles, onde o principal meio de locomoção na cidade é a bicicleta e os transportes públicos, portanto menos carros na cidade significa mais espaços para o pedestre. Como voces já devem saber "carro ocupa espaço", na maior parte das cidades brasileiras o carro é responsável por 40% da ocupação da área urbana podendo chegar até os 70%, tudo isso por conta de que o brasileiro, consumista e influênciado em uma economia americana, adotou como principal meio de transporte o automóvel, assim menos espaços e equipamentos urbanos existem para o "VOCÊ"(pode-se assim dizer).

Por conta dessa escolha o transporte ferroviário, o mais indicado para fazer o transporte de mercadorias e viagens inter-estaduais, acabou sendo trocado pelo rodoviário e aéreo. Essa troca foi a maior burrise tomada até os dias atuais, os acidentes matam milhares de pessoas todos os anos nas rodovias, sem contar os gastos públicos na área de saúde, os prejuízo materiais e pelo falecimento ou incapacitação de trabalho das pessoas envolvidas. Por conta disso muitas pessoas resolvem fazer esse tipo de viagem através do avião, meio de transporte caro e insustentável, vivemos hoje em uma crize aérea absurda pela precariedade do sistema.


Esta outra foto é uma imagem aérea de Aracaju também à 12,25 km de altura, comparando com a foto de Amsterdam a diferença é incrível, pode-se chamar até de opostos.
.

.

.

Na foto acima vemos um típico bairro residêncial de amsterdam, é impressionante a presença do verde nesta cidade, enquato abaixo vemos uma área imposta aos condomínios verticais fechados e um conjunto habitacional Augusto Franco na cidade de Aracaju, completamente "seco" sem alguma cobertura vegetal para uma quantidade média de 48 famílias ou ate mesmo 192 pessoas por condomínio, uma diferença absurda de densidade comparando com uma simples quadra de Amsterdam.

.

.

.
Isso se da, por conta de que os brasileiros são egoistas e individualistas, e por estarem insatisfeitos com os deveres públicos resolvem seus problemas individualmente, morando neste tipo de residência ou também fazendo os planos de súde particulares sejam eles de saúde, dentário entre outros.

Por estas atitudes a cidade se torna de niguém, pois os condomínios fechados tem um poder inicalculável de danos causados. Primeiro com seus muros que não fazem integração qualquer com a rua, de largas extensões e cada vez mais com alturas fora da escala humana, transformando as ruas segregadas e consequentemente insegura. Segundo são os impactos em equipamentos urbanos e HUMANOS na região, onde nos condominios já possuem suas "praças" e as pessoas que moram ali não necessitam desse tipo de equipamento, pois já possuem os "SEUS", com "segurança" e de "qualidade", isso acaba fortalecendo ainda mais que a rua é um lugar de passagem e não de convivência como antes do surgimento do carro. Cria também zonas de calor por toda a cidade e reduz drásticamente áreas permeáveis para o escoamento das águas pluviais causando enchentes e inundações. Terceiro os condomínios são vendidos com a imagem de fortalecem as relações sociais mas não é bem isso que se ve, onde as pessoas mal se comprimentam nos elevadores ou corredores. Quarto os condomínios promovem o crescimento de crianças cada vez mais retardadas, sedentarias, sem qualquer experiência de vida e em uma bolha isolada da cidade com seus problemas, elas so andam de carro e frequentam os shopping centers, ou seja, está constantemente em uma bolha.

Na foto abaixo temos um parque urbano de Amsterdam, feito para pessoas que nao moram em bolhas. Percebemos claramente que nosso país esta no caminho errado, mas acredito que principalmente pelas pessoas que o habitam, pelo conformisto e individualismo.
.

.

Abaixo é um parque em Aracaju, em estado lamentável, com um uso praticamente que inexistente.
.

.

A partir disso chegamos a conlcusão de que o modelos que estamos seguindo e o conformismo da população ocorre danos que correspondem a todos de uma certa maneira. Precisamos rever nossos conceitos de vida de mobilidade e fazer nossa parte. Quando voce anda de bicicleta, utiliza o transporte público, qualquer outro tipo de mobilidade sustentavel ou a propulsão Humana e luta para uma melhoria desse serviço você contribui para uma cidade mais social, digna e feita para o pedestre e nao para o carro.

Post criado por Felippe César Santana.

Do Nascimento à Morte


Fato de nossa realidade, nascemos em um carro, brincamos de carro, crescemos e ele se torna o meio de transporte, cada dia mais potente, causador de uma grande destruição de massa até que ele se volta contra nós, corremos para ser socorridos em outro deles e quando morremos somos levados também por ele.

Acidentes de carro e moto são a segunda maior causa de morte no Brasil, são responsáveis por no mínimo 50% de toda poluição do Ar, podendo chegar a 90% em algumas cidades, Dai vem a pergunta, será que isso é evolução? será que esse é o meio de transporte ideal? onde cada dia morre pessoas sejam por acidentes ou por problemas respiratórios.

Salve sua vida, dos seus filhos e netos, amanhã pode ser muito tarde.

sábado, 10 de novembro de 2007

Faça Você Mesmo


COMO FAZER SUA PLACA:

Materiais Necessários:

1 – Placa de metal, PVC expandido ou qualquer material rígido e resistente (nesse caso eu utilizei PVC expandido).
2 – Adesivo na Cor desejada ou pintura de base na cor (utilizado adesivo).
3 – Raio-X velho ou material parecido para fazer o stencil(utilizado raio-x).
4 – Tinta Spray ou Acrílica para tecido(utilizado tinta de tecido).
5 – Pincel para tecido.
6 – Estilete.
7 – Fita crepe.
8 – Furadeira ou martelo com prego para fazer os furos.
9 – Abraçadeiras. (encontrada em lojas de material de construção)



· 1º Passo: Fazer o stencil.

Para quem não conhece a pintura através do stencil, é um tipo de decalque vazado, para aplicar a tinta pelo pincel ou spray, feito em qualquer tipo de material, nesse caso utilizei o raio-x por já possuir em casa e por ser durável e reutilizável.

Para fazer o stencil você precisará imprimir a imagem desejada e fixar no raio-x com cola ou fita crepe, eu particularmente prefiro usar a fita dobrando-a, ficando tipo dupla-face. Após isso, com o estilete comece a cortar cuidadosamente a imagem e conseqüentemente o raio-x, esse processo é o mais lento e difícil para a construção da placa. Tome alguns cuidados ao cortar os textos, letras como A B D possuem elementos que dão a forma fiel da letra, por isso ao cortar-las faça uma marcação antes, para não retira-las acidentalmente. Observe no detalhe abaixo.




· 2º Passo: Pintura.

Pegue o papel adesivo e coloque o stencil por cima e utilize a fita crepe para fixar-lo. Feito isso comece a pintar com o spray ou a tinta para tecido, o spray é um método mais rápido, porém custa mais caro, exige certo cuidado e corre o risco de borrar, se for pintar com tinta para tecido irá precisar de um pincel específico, e alguns cuidados. Use a fita crepe para fixar as cerdas do pincel. Três voltas de fita serão suficientes para manter as cerdas juntas. Com este artifício, evitaremos que as cerdas passem por baixo das aberturas do molde, borrando o trabalho. Perceba a diferença na imagem abaixo. Agora vamos iniciar nossa pintura, coloque um dedo próximo ao local que será pintado, para garantir que o molde estará encostado no adesivo. Com a outra mão, segure o pincel e comece a bater, sempre com movimentos verticais, verifique se toda a área vazada está pintada, sem falhas, mas não retire a chapa até que todo o processo esteja concluído.



· 3º Passo: Aplicar o Adesivo na placa.

Pintado o adesivo recorte-o, suavemente aplique sobre a placa sem pressionar com os dedos e com algum objeto cilíndrico fixe-o bem assim não formará bolhas.




· 4º Passo: Recortar a placa.

Com o estilete e auxilio de uma régua recorte a placa.



· 5º Passo: Perfurar e Fixar na bicicleta.

Com a placa pronta falta só perfurar-la e fixar na bike.
Analise o melhor lugar para colocar-la.



Faça as marcações de perfuração.

Utilize um martelo com um prego ou uma furadeira para fazer os furos.

Com uma abraçadeira de plástico fixe no local previsto e está pronta sua placa para pedalar na rua e dar consciência para aqueles mais apressadinhos.


Para finalizar eu agradeço o interesse das pessoas por esse simples material de grande conceito e que nas ruas faz uma grande diferença.

Esse foi um tutorial feito por Felippe César Santana membro da Associação Ciclo Urbano.
Deixe seu comentário com uma avaliação e sujestões sua opinião é muito importante para nós.


Este tutorial e a imagem da placa estão disponíveis em nosso disco virtual:

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Muito além do estacionamento proibido,




Um flagrante que faz com que se reflitam milhares de abordagens. Foto foi retirada em frente a uma universidade em Aracaju-SE.


A prefeitura da cidade,junto com o seu orgão responsável de transito, realizou um intenso movimento para a construção de rampas para cadeirantes na cidade, mas isso depois de um tempo acabou de ser divulgado e o que restaram foram algumas rampas em estabelicimentos e esquinas da cidade.


Dai vem a reflexão:

De onde vem a ação estupida de um MOTORISTA mal educado estacionar em frente a uma vaga exclusiva de idosos e em cima da rampa para acesso dos cadeirantes?


Um bom "cidadão" pensa que isso ocorre por falta de infomação ou falta de sinalização, mas na imagem isso nos deixa bem claro que isso não foi a real justificativa.


Analisando esta imagem pensamos que realmente temos monstros no volante e que a falta de educação, assim como várias pessoas atribuem, é somente para pobres, pretos e favelados.

Mas esta maquina automotiva tira toda esse pensamento preconceituoso e malvado que existe.

Um carro que a messes atrás vimos na TV Rodrigo Santoro dirigindo e que as pessoas não reparavam para o tanto que esse personagem siginifica como pessoa e sim o quanto vale o significado e ter o carro em que ele esta dirigindo, pondo em cheque toda a identidade humana em razão do veiculo, faz pensar que partir do momento em que colocamos em pedaços a identidade das pessoas em razão das maquinas mostramos que somos seres sem sentimento e sem emoção e que pouco importa o outro amigo do lado que esta em um bicicleta indo ao seu trabalho ou dando um rolé como também aquele cadeirante que já sofre vários preconceitos dessa sociedade injusta e que tem o seu direito de subir uma calçada para entrar na faculdade interrompido por causa de um motorista mal educado ou com pressa.

A sociedade depressiva em que vivemos faz ver que estamos regredindo em pensamento coletivo, em solidariedade, amor, carinho e afeto com o proximo e o carro, dentro deste contexto, ajuda a esse pensamento e cultura continuar dentro do intimo das pessoas e que os resultados disso é vizualidado nas áreas, politicas, educacionais, energéticas, econômicas e culturais. E sabe como isso pode ser visto? Essa imagem mostra- mesmo que vc não perceba- o carro continua intacto e ninguém faz nada para retirar o carro desse local e isso é uma atitude que acontece todos os dias e não fazemos nada para mudar, conversei com o porteiro da univerisade e ele disse:- Essa vaga ai é só pra dizer que nos preocupamos com os idosos e com os cadeirantes, mas nunca vi nenhum idoso usando mesmo, por isso que deixo ai e nem chamo a SMTT pra multar. Pronto!! Ta ai o além do que se vê em uma simples foto e garanto que esse pensamento tanto do motorista como o do porteiro é o da grande parte dessa comunidade do caos que vivemos!!


Vale ressaltar que várias outras abordagens pode ser dada a esta fotografia!!


Cicloabraços!!


José Waldson Costa Andrade

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A Liberdade Está Sobre 2 Rodas


Imagem muito linda, depois de um belo passeio a noite com pouco mais de 90 pedalantes. Imagine uma cidade onde as pessoas adotam esse estilo de vida, se essa cidade não for Copenhagem na Dinamarca, com certeza ela é a que está mais próxima da perfeição.
.

A bicicleta Impera sobre os carros, por mais que eles possuam designs arrojados e motores possantes. A magrela com sua simples forma representa felicidade, saúde e momento de extremo prazer.

domingo, 4 de novembro de 2007

Verdadeira Piada

Esse comercial é uma verdadeira piada.

Já tem um tempo que saiu na rede de televisão, mas vale questiona-lo.

Primeiro motivo de piada "Help The Planet", hahahaha contradição a primeira vista, o automóvel já é um por natureza uma agressão ao meio ambiente, possui matéria-prima devastadora sem mencionar a poluição, onde a população mais vulnerável aos efeitos dos poluentes são crianças até 5 anos, idosos na faixa dos 65 anos em diante, gestantes e todos aqueles que sofrem de doenças respiratórias crônicas como asma e enfisema, ou seja, se mate, o carro é um verdadeiro suicídio, além do sedentarismo você esta cavando sua própria cova ao chegar na alta idade, isso se ate lá não morra em um "acidente", além de se matar esta promovendo uma péssima qualidade de vida aos seus filhos e netos, que talvez não possa nem chegar a ver-los crescerem ou ate mesmo conhece-los.


.

Voltando ao comercial, imagine "SE VOCÊ COMPAR UM FOX E TODO MUNDO FIZER O MESMO" (...) eu perco completamente a noção do tamanho do estrago, São Paulo é um verdadeiro Caos com uma população: 10.434.252 habitantes e uma taxa de ocupação dos automóveis de 1,2 pessoas/veículo é uma verdadeira visão do inferno com congestionamentos quilométricos todos os dias.
.

Fora a agreção Urbana onde a paisagem da cidade moderna é a visão dos carros estacionados em todas as parte e buracos inimagináveis da cidade. na foto abaixo percebemos claramente isso, a vista superior de uma praça no Rio de Janeiro e uma foto no plano, a praça deixa de existir e todo significado histórico que ela tem se perde com ela.





Depois ele fala que ajudará o fim das guerras, acho que ele esqueceu que a guerra do iraque existe ate hoje e sem data para acabar, por causa do petrólio, o combustível fóssil de onde é extraido a gasolina, para o carro poder andar.

e para finalizar, se esse mito visse realmente a acontecer o planeta viveria em paz, porem poluido, acabado e morto.

Quanto Mais Poluir Melhor

Mais um Comercial de carro, mais potente, mais veloz e mais poluente. Feitos para andar na ciadade, transformando-na em uma verdadeira pista de corrida, "os pedestres que se danem ele não merece andar na cidade."

As cidades e suas ruas já não tem mais espaço para ele, mas esse carro é diferente, ele anda pelos prédios, em baixo dos viadutos, assim escapando dos engarrafamentos, pura ilusão de liberdade. Onde infelizmente os usuários cheio de testosterona, na grande maior parte, acreditam fielmente nos comerciais e cheios de alcool no sangue tentam seguir o que vê na TV. E na Segunda feira voce é bombardeado pelas noticias relacionadas aos "acidentes de trânsito", ou melhor dizendo "acidentes de carro", não pode denegrir a imagem do automóvel, afinal de contas ele da "liberdade" as pessoas, status.

Outro dia atravessando a faixa de pedestre onde possui um semáforo de acionamento manual um veículo em alta velocidade se recusa a parar e avisa dando jogo de luz, eu aponto o sinal vermelho e ele para completar sua ignorância agride visualmente ultrapassando o semáforo, é engraçado que os usuários dos automóveis esquecem que também são pedestres, ao menos 2 vezes, antes e depois e entrar ou sair do seu veículo, porém o durante fala mais alto, a pessoa se transforma, se torna indestrutível até porque ela nunca acredita que possa acontecer um acidente com ela, do mesmo jeito que seu amigo sofreu e faleceu em um acidente."

No País de hoje fica cada vez mais difícil você encontrar uma pessoa que não conheça alguem que ja morreu em um "acidente de carro" ou "motocicleta". Pior ainda é quando mata pessoas inocentes nos pontos de ônibus e nas calçadas.